top of page

GPEPS

Grupo de Pesquisa em Educação, Politecnia e Sociedade

​Nossa História

O Grupo de Pesquisa em Educação, Politecnia e Sociedade surgiu em 2020 a partir do movimento coletivo de membros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do campus de Itaquaquecetuba, que naquele momento sentiram a necessidade de estudar, dialogar e pesquisar sobre essas temáticas.

Esse movimento coletivo era originalmente denominado de IFSP Itaquá Participativo e reunia servidores — docentes e técnicos administrativos — e estudantes do IFSP engajados na construção de uma candidatura à Direção Geral do campus Itaquaquecetuba. Essa candidatura foi construída de forma coletiva e pensada para atender a representatividade de gênero e de segmento. 

Sem sucesso no pleito, o coletivo decidiu manter-se ativo, agora na forma de um grupo de pesquisa. Foram realizados debates para deliberação sobre as linhas de pesquisa, composição, estrutura interna e nome do grupo de pesquisa, entre outros.

O formulário do Grupo de Pesquisa em Educação, Politecnia e Sociedade foi enviado no dia 02 de Dezembro de 2020 e apresentou como descrição:

 

O grupo está voltado à realização de pesquisa qualitativa a respeito das legislações brasileiras, de concepções teóricas e de ações formativas em educação que contemplem a efetivação do desenvolvimento pleno da pessoa humana. Assim buscará investigar o corpo teórico de autores que deem subjacência à efetivação das demandas legais, analisar a realidade dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais. Além disso, pretende dar periodicidade a seminários e publicações regulares, tanto para qualificar o debate nas regiões supracitadas como para manter os nexos entre teoria e práxis. 

 

Em virtude da pandemia de Covid-19, o GPEPS manteve encontros mediados por plataformas online de reunião. Em 2021, no primeiro ano de atividades do grupo, houve debates teóricos a respeito do conceito de politecnia e seu desdobramento nas concepções de educação e sociedade. O grupo se organizou em subgrupos que se responsabilizaram por linhas de pesquisa e houve um rodízio de seminários, com o intuito de socializar conhecimentos específicos das diversas áreas que compõem as temáticas de interesse do grupo.

 

Já em 2022, o GPEPS optou por dar seguimento a suas atividades definindo alguns projetos de pesquisa a serem desenvolvidos. Inicialmente decidiu-se fazer um levantamento do estado da arte das pesquisas realizadas em programas de pós-graduação que tenham o IFSP como sujeito, objeto ou locus do estudo. 

 

O levantamento vem sendo realizado com dados constantes do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Conforme a pesquisa avança, o grupo tem debatido a possibilidade de fazer com que o resultado dos levantamentos, bem como o tratamento dos dados e as leituras possibilitadas configurem o grupo como um Observatório de Politecnia. Esse encaminhamento está em seus passos iniciais e foi definido em 2023.

bottom of page